NOSSOS VÍDEOS

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ato no Recife chama a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito

Avenida Conde da Boa Vista, no Centro, amanheceu com cruzes e flores.
Campanha 'Basta de Mortes no Trânsito' foi lançada pela Ameciclo.

Protesto chama atenção para mortes no trânsito do Recife (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Protesto chama atenção para mortes no trânsito do Recife (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
A Avenida Conde da Boa Vista, na região central do Recife, amanheceu com cruzes e coroas de flores, na manhã desta segunda-feira (15). Eles representam as 560 mortes que aconteceram no trânsito da capital, em 2014. O ato é realizado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), marcando o lançamento da campanha 'Basta de Mortes no Trânsito'.
A ideia é chamar a atenção para o alto índice de acidentes com vítimas no trânsito do Recife, cobrando dos candidatos à prefeitura da cidade a redução desse número. De acordo com a Ameciclo, a maior parte das colisões e atropelamentos poderia ser evitada com mudanças na infraestrutura, na fiscalização e na educação.
Para isso, os dados sobre mortes e acidentes de trânsito foram compilados no site do projeto, indicando também os pontos onde há maior incidência de acidentes, além de gráficos e estatísticas relatvias a meios de transporte, idade e sexo, por exemplo. O conteúdo foi gerado a partir de dados públicos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Ministério da Saúde.
Além da Ameciclo, a campanha é realizada pela associação e pelo Observatório do Recife, além da Rede Meu Recife, da Cicloação e da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. As entidades planejam realizar, até o fim de setembro, diversas intervenções de rua, chamando a atenção para o índice de acidentes e incentivando o debate sobre a questão.