NOSSOS VÍDEOS

quarta-feira, 8 de março de 2017

Marcelo confirma que "Amigo" da Odebrecht era Lula, diz colunista

Também serão bastante afetados pela delação os petistas Antonio Palocci e Guido Mantega
O "amigo" ou "amigo EO" que aparece nas planilhas e e-mails do grupo Odebrecht é Luiz Inácio Lula da Silva de acordo com depoimentos de Marcelo Odebrecht em sua delação premiada. A informação foi publicada no blog da colunista Vera Magalhães, no Estadão, nesta terça-feira (7).
Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Leticia
Em outubro de 2016, a Polícia Federal havia feito esta dedução.

O texto diz ainda que as revelações de Marcelo são arrasadoras para o petista de acordo com procuradores que acompanharam a delação, por isso a pressa dele em lançar-se candidato a presidente em 2018.

A colunista diz que Marcelo descreve como "um estorvo" a amizade entre Lula e o pai dele, Emílio Odebrecht. O pai, segundo ele, cedia demais aos pedidos de Lula, obrigando a empresa a fazer investimentos desvantajosos.

Também serão bastante afetados pela delação os petistas Antonio Palocci e Guido Mantega. “Não restará outra possibilidade de defesa” para o “Italiano” [Palocci] que não seja propor colaboração judicial para entregar a cadeia de comando dos favores que prestou e do dinheiro e distribuiu", disse.

As planilhas indicam um saldo, supostamente de propinas, de R$ 15 milhões em favor do "amigo", ou Lula. Outros R$ 8 milhões teriam sido pagos a ele em 2012.

Os outros beneficiados da planilha são "Itália", que seria Palocci, segundo os investigadores, e "Pós-Itália", cuja identidade ainda não foi identificada pela PF. Segundo a reportagem apurou, o apelido faria referência ao ex-ministro Guido Mantega, segundo informaram delatores da Odebrecht. Lula diz que jamais recebeu ou solicitou propinas e afirma ser perseguido politicamente pela Lava Jato.