NOSSOS VÍDEOS

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Esta terça tem mais um passo rumo à beatificação de frei Damião

Aberto há 15 anos, processo de glorificação de frei Damião tem momento crucial nesta terça-feira na capital italiana
Comemoração 119 de Frei Damião
Comemoração 119 de Frei DamiãoFoto: Drailton Gomes/Divulgaçã
Esta terça-feira (6) será um dia decisivo no processo de beatificação de frei Damião de Bozzano, morto no Recife em 31 de maio de 1997. É quando a Comissão dos Teólogos, na Congregação das Causas dos Santos, em Roma, na Itália, se reunirá para dar um parecer acerca da possibilidade de o religioso ganhar esse título. O passo é importante também para, futuramente, o processo seguir rumo à canonização, com a inscrição do frade no álbum dos santos católicos.
O processo foi aberto em 31 de janeiro de 2003. Por quase uma década, ao longo da chamada fase diocesana, a Igreja investigou possíveis milagres atribuídos ao frade capuchinho. Em 2012, o caso foi enviado ao Vaticano, que iniciou a fase romana do processo. O desfecho dessa segunda etapa ocorrerá amanhã, quando a Comissão dos Teólogos emitirá um parecer sobre o reconhecimento ou não das virtudes heroicas praticadas em vida por frei Damião. Se o resultado for positivo, o caso deve chegar, ainda este ano, ao papa Francisco, que autorizará a publicação do Decreto de Venerabilidade.

Depois disso, será necessário comprovar um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte de frei Damião para que ele seja reconhecido beato. A tarefa não é fácil: cabem aos entusiastas do processo investigar e reunir possíveis milagres atribuídos ao frade e encaminhá-los a Roma.